Menos invasiva, mais segura e com potencial para uma rápida recuperação, a cirurgia robótica está avançando cada vez mais no Brasil. Devido à sua alta precisão e controle, essa técnica tem se consolidado como um padrão de tratamento em diversas especialidades. Inclusive no que se refere aos cuidados com a saúde da mulher. Isso porque a cirurgia robótica ginecológica permite realizar procedimentos delicados com baixíssimo risco de complicações como infecções hospitalares ou infertilidade.
A seguir, entenda como é feita a cirurgia robótica e quais os benefícios para as pacientes submetidas a ela.
O que é uma cirurgia robótica?
Atualmente, a cirurgia robótica é a técnica mais moderna de operação em tratamentos minimamente invasivos. Aliás, pode até ser considerada uma evolução da videolaparoscopia, já que oferece um controle ainda mais preciso dos instrumentos cirúrgicos. Enquanto a videolaparoscopia permite realizar movimentos para cima e para baixo, a cirurgia robótica consegue atuar em todas as direções.
Contudo, apesar do que o nome possa sugerir, esse procedimento não é executado de forma autônoma por um robô ou inteligência artificial. Na verdade, a intervenção é totalmente conduzida por um médico qualificado e habilitado para essa atividade. Ou seja: todas as manobras são realizadas pelo cirurgião profissional e, só então, aplicadas à paciente por meio de um robô.
Para isso, o médico utiliza uma espécie de “joystick” que controla uma plataforma com câmera e braços robóticos. Desse modo, é possível garantir mais precisão aos movimentos, assim como incisões menores. Isso porque as imagens da câmera garantem uma visão aprimorada, enquanto a estabilidade do dispositivo elimina possíveis tremores de qualquer natureza. Além disso, caso o médico tire os olhos do equipamento, os robôs travam automaticamente. Dessa forma, a cirurgia robótica garante ainda mais segurança ao paciente.
Em quais situações se aplica a cirurgia robótica ginecológica?
Sem dúvida, a cirurgia robótica ginecológica é uma grande aliada da saúde da mulher. Principalmente, porque permite o tratamento de áreas tão delicadas quanto os órgãos reprodutores femininos. Mas, afinal, em quais situações ela se aplica? Veja a seguir.
Remoção de miomas uterinos
Também chamada de miomectomia uterina, a remoção de mioma no útero pode ser realizada por meio da cirurgia robótica ginecológica. Nesse caso, ela se aplica no tratamento de tumores benignos presentes no tecido muscular, preservando o tecido saudável ao redor.
Tratamento da endometriose
Algumas vezes, as células que revestem o útero e deveriam ser expulsas na menstruação acabam ficam no ovário ou na cavidade abdominal. Ali, se multiplicam, sangram e causam a endometriose. Nesse caso, a cirurgia robótica ginecológica demonstra ser um tratamento eficaz, sobretudo por acarretar menos dor e tempo de recuperação.
Retirada de cistos anexiais
Os cistos anexiais são nódulos localizados ao lado do útero – como nas tubas uterinas, por exemplo. Eles podem tanto ser benignos quanto se transformarem em tumores ovarianos. Logo, para evitar complicações, a cirurgia robótica ginecológica é uma opção que garante incisões menores e dores reduzidas.
Tratamentos para o câncer, histerectomia parcial e total
Para tratar casos de câncer como de colo do útero, endométrio e ovário, a cirurgia robótica ginecológica também é ideal. Aliás, tanto em estágios iniciais quanto nos mais avançados, em que se faz necessária a remoção do útero (histerectomia). Isso, principalmente, porque essa técnica oferece maior segurança à paciente, bem como uma recuperação acelerada.
Correção de prolapsos de órgãos pélvicos
Além dos tratamentos já citados, a cirurgia robótica ginecológica tem sido empregada em correções de prolapsos de órgãos pélvicos. Isto é, situações em que ocorre a queda dos órgãos pélvicos. Assim como em outros casos, essa técnica representa uma opção minimamente invasiva, com cicatrizes muito pequenas e resultados duradouros.
Principais vantagens da cirurgia robótica ginecológica
Depois de entender como funciona e em quais áreas da ginecologia a cirurgia robótica é aplicada, confira seus principais benefícios:
1. Menos invasiva
Já vimos que a técnica robótica permite realizar incisões menores. Mas, na prática, o que isso significa? Basicamente, um procedimento menos invasivo resulta em menos trauma para o corpo. Desse modo, reduz a dor pós-operatória e o tempo de recuperação, assim como o tamanho das cicatrizes.
2. Alta precisão
Especialmente em condições ginecológicas complexas, o sistema robótico permite realizar movimentos delicados e precisos. Por isso, é altamente recomendado por gerar baixo risco de complicações, como infecções hospitalares e infertilidade, por exemplo. Afinal, a fertilidade pode ser comprometida durante um processo cirúrgico.
3. Rápida recuperação
Muitas pacientes retornam às suas atividades normais muito mais cedo quando comparadas às que foram submetidas a cirurgias tradicionais.
4. Menor risco de complicações
Além da maior precisão nos movimentos, o sistema robótico oferece melhor visualização do local operado – principalmente em função da alta tecnologia da câmera 3D, que garante uma visão com maior profundidade e definição. Logo, isso ajuda a reduzir o risco de complicações, tanto durante quanto no período após a cirurgia.
5. Mais segurança
Outro importante benefício da cirurgia robótica é a segurança que esse procedimento oferece. Afinal, a plataforma utilizada na cirurgia é projetada para reduzir os riscos das operações. Assim, ela trava e evita a movimentação dos braços cirúrgicos caso o médico desvie o seu rosto da tela de controle. Além disso, o cirurgião controla todos os movimentos do console. Ou seja, o robô nunca age sozinho. Para completar, todos os instrumentos e equipamentos disponíveis na plataforma agregam maior qualidade, estabilidade e precisão ao trabalho médico.
Porém, é preciso manter a atenção na escolha da equipe profissional. Isso porque somente cirurgiões certificados e com treinamento específico podem realizar cirurgias robóticas. Para isso, o médico deve passar por várias etapas de capacitação, que também incluem operações por meio de simulador.
Busque um especialista
Se você tem uma condição ginecológica que pode se beneficiar da cirurgia robótica ou deseja saber mais sobre essa tecnologia inovadora, agende uma consulta com o Dr. Amadeu Rohnelt Filho. Juntos, vamos encontrar a melhor solução para a sua saúde.